CÃIBRAS

As cãibras podem aparecer por razões distintas:

1- Pouco treino na intensidade e/ou duração em que é feita a prova;
2- Ingestão de poucos líquidos antes/durante a prova;
3- Níveis baixos de algum mineral: sobretudo magnésio ou sódio;
4- Ingestão exagerada de algum diurético ou cafeína (em forma de café ou produtos energéticos que a contenham).

O ponto 1 pode ser a principal razão. Pois geralmente quem faz as maratonas de BTT a nível amador, quase nunca treina à intensidade e duração semelhantes à prova.

O ponto 2, deves beber cerca de 700-1100 ml por hora. Se o esforço for de intensidade moderada/alta, então o ideal será mesmo uma bebida isotónica de qualidade, com a dose ideal de sódio, magnésio e outros minerais.

O ponto 3, só umas análises poderão detectar se tens algum mineral baixo. De qualquer forma, se tiveres tendência para cãibras, aconselho a tomares 600-800mg de magnésio/dia e no dia anterior à prova abusares um pouco mais do sal na comida. O Magnésio da GoldNutrition é de excelente qualidade (Óxido de magnésio e Glicinato de Magnésio). Duas cápsulas fornecem 600mg de magnésio.

Ponto 4- A cafeína pode e até deve ser ingerida durante o exercício físico, mas terá que ser de forma controlada. Mais que 200-300 mg por cada 2-3 horas de prova pode ser demasiado para algumas pessoas! Mas como é óbvio varia de pessoa para pessoa.
Só para teres uma noção, um café expresso contém cerca de 100mg de cafeína.

Boas pedaladas

Sem comentários:

Enviar um comentário